Umectação capilar com Óleo de Coco

07/09/2015


Há algumas semanas eu postei no meu Instagram que eu estava fazendo pela primeira vez a Umectação com Óleo de Coco e acabou bombando de comentários e algumas meninas me chamando inbox, então resolvi trazer o passo a passo para vocês e também falar sobre os benefícios.

Para você fazer é necessário que o óleo seja extra virgem e que seja prensado a frio, este da marca Copra você encontra em dois tamanhos 200ml (em média R$28,00) e 500ml (em média R$40,00), acho que é o mais fácil de encontrar nas casas de produtos naturais e até em Supermercados, 


Passo a passo:

  • Para começar a umectação esquente um pouco de água em um recipiente, coloque o óleo de coco em outro e coloque o recipiente com o óleo dentro do que você esquentou a água (o famoso banho maria), para que o óleo que vem consistente derreta e assim vire o óleo;
  • Com os cabelos secos, ele pode estar limpo ou sujo, tanto faz, comece a aplicar o óleo mecha por mecha, evitando encharcar a raiz, pois para quem tem o cabelo oleoso acaba ficando ensebado depois de seco;
  • Enluve bem as mechas;
  • Não precisa encharcar de óleo os cabelos para ficar tipo pingando, basta deixá-los todo "ensebado" de óleo;
  • Aguarde no mínimo 2 horas para lavar os cabelos e/ou no máximo 8 horas, pois segundo pesquisa depois de 8 horas nos cabelos ele já não faz mais efeito;
  • Lave o cabelo com shampoo quantas vezes achar necessário para tirar o óleo, eu passo o shampoo 3 vezes e meu cabelo já está limpo;
  • Aplique um condicionador leve ao invés de máscara, pois como o cabelo já estará bem hidratado não tem necessidade de passar alguma máscara, o que pode acabar deixando o cabelo pesado;
  • Enxague o condicionador, aplique um leave-in e deixe secar naturalmente ou se preferir seque com o secador mas não com a temperatura quente e sim morna.
A Umectação pode ser feita a cada 15 dias e ela é indicada para tratar os cabelos ressecados, dar maciez, brilho, tirar o frizz, deixar os fios sedosos, recuperar as pontas ressecadas/pontas duplas, tratar os cabelos fracos, ajuda a tratar caspa e queda de cabelo entre outros benefícios.

Quanto aos benefícios para toda a área da beleza, recebi da Index Assessoria esta entrevista, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês:


Além da dieta: óleo de coco é produto coringa para a beleza


O óleo de coco virou queridinho das dietas e não sai do cardápio de quem quer perder peso com saúde. Além das propriedades nutritivas, o óleo é riquíssimo em benefícios para a pele e pode ser um trunfo do ritual de beleza diário.

O médico e cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, indica o óleo de coco como um complemento na rotina de cuidados com a pele e até para melhorar a saúde bucal.

“O óleo de coco é composto em grande parte por ácido láurico, uma substância rica em gorduras, com propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso faz do óleo um ótimo hidratante oclusivo, ou seja, que impede a perda de água, melhora a flora bacteriana natural da pele e também promove uma limpeza profunda e restauradora”, explica Duprat.

Pele do rosto: O líquido atua como emoliente, deixando a pele do rosto mais macia e homogênea, e também pode ser usado como demaquilante. No entanto, Dr. Duprat aconselha que o produto não seja utilizado por quem tem pele oleosa ou com acne, pois ele pode piorar a obstrução dos poros, se usado de forma exagerada.

Pele do corpo: No corpo, além de hidratar as áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, que precisam de uma dose extra de cuidados, o óleo ajuda a combater aquelas manchinhas brancas de micose, que aparecem na pele durante o verão. Ele também é um aliado no tratamento dos pés, pois hidrata a pele rígida do calcanhar e também evita a proliferação de micro-organismos que podem causar maus odores e infecções fúngicas. 

Cabelos: Para os cabelos, o óleo deve ser usado somente no comprimento dos fios, evitando a aplicação no couro cabeludo. “Se for usado em excesso, o óleo de coco pode obstruir os poros do couro, causando um aumento na oleosidade e até queda e enfraquecimento dos fios. No entanto, o produto é um ótimo hidratante para pontas com ressecamento”, conta o médico.

Limpeza da boca: Graças à propriedade antimicrobiana, o bochecho com óleo de coco pode reduzir em até 50% as placas bacterianas orais. Segundo o Dr. Rodrigo Duprat, os bochechos com óleos são usados há milhares de anos pela medicina ayurvédica, uma vertente bastante antiga da medicina indiana. Para fazer em casa, basta colocar o óleo na boca e fazer um bochecho intenso por alguns minutos. A ação mecânica atua em conjunto com os outros benefícios do óleo, removendo a placa e promovendo uma sensação de limpeza nos dentes, boca e língua. 


Dicas legais não é mesmo? Agora além de usar nos cabelos vou aproveitar as outras dicas do Dr. também.

Tenham um ótimo dia, beijos!




Kelly Castro

0 comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita!